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Já chegou a Primavera e com ela chegam os alimentos mais leves e cheios de cor. Sabe quais os alimentos que deve consumir nesta altura do ano? Nós ajudamo-lo a escolher.

  • Cenoura: Fonte de vitaminas, caroteno, fibras e minerais, a cenoura pode ser consumida em sopas e puré nos dias mais frios e em saladas e sumos nos dias mais quentes.
  • Cereja: Apesar de ser um dos frutos vermelhos com maior quantidade de açúcares, a cereja é rica em vitaminas e potássio. Ingerida em grandes quantidades dificulta o processo digestivo, pelo que o seu consumo deve ser moderado.
  • Nabo: As vitaminas, os minerais, as fibras e os oligoelementos presentes na cabeça de nabo tornam-no imprescindível na alimentação para esta altura do ano.
  • Cavala: A Cavala, um peixe rico em ómega-3, é uma boa fonte de fósforo, magnésia e selénio.
  • Espinafre: Pouco calórico e rico em fibras, o espinafre tem uma versatilidade surpreendente. Pode ser consumido cru ou cozinhado. Fornece vitamina C e ácido fólico e facilita o trânsito intestinal.
  • Morango: Existem no mercado mais de 600 variedades de morango, um fruto típico da primavera, particularmente rico em vitamina C.
  • Alcachofra: O aporte em vitaminas e minerais da alcachofra, um vegetal alcalino, é considerável. Tem reconhecidas propriedades antioxidantes.
  • Toranja: Rica em vitamina C e em vitamina A, a toranja, além de ser um poderoso antioxidante, tem também muitas propriedades depurativas, sendo um fruto muito usado nas dietas que antecedem a chegada do verão.
  • Batata nova: Com a primavera, chegam as batatas novas, mais suaves, saborosas e macias. Uma porção de 100 gramas de batatas cozidas fornece, em média, 25 a 35 miligramas de vitamina C, cerca de um terço das necessidades diárias.
  • Carne de borrego: Rica em vitamina 12 e em zinco, a carne de borrego, sobretudo a mais magra, reforça o sistema imunitário. Contém fósforo e ferro, que melhora o processo de oxigenação do organismo.
  • Quivi: Uma das maiores fontes de vitamina C, o quivi é um dos frutos a considerar nesta época. Comer dois à sobremesa é o suficiente para cobrir a totalidade das necessidades diárias deste mineral.
  • Sapateira: Selénio, zinco e vitamina B12 são algumas das vantagens nutricionais da sapateira, um marisco que deve consumir preferencialmente sem molhos.
  • Queijo de pasta mole: Apesar de ser um alimento muito calórico, que deve ser consumido com muita moderação, o queijo de pasta mole é fonte de cálcio e vitamina e melhora o funcionamento dos ossos.
  • Ruibarbo: Podendo ser consumido cozinhado ou em cru, o ruibarbo é muito rico em vitamina C, em minerais e em fibras

Mas se já está a pensar no verão, vá já preparando a sua lista e inclua os alimentos que melhor se adequam a esta estação do ano. São eles:

  • Alface: A clorofila e os flavonoides presentes neste vegetal agem em conjunto para reduzir o excesso de líquido no nosso corpo, o que faz com que ele desinche.
  • Cenoura: Hidrata a pele, o que é essencial para quem não dispensa o mar ou a piscina.
  • Grãos integrais: Linhaça, chia têm grande concentração de fibras que promovem uma boa digestão e garantem o funcionamento da flora intestinal. E a quinoa que é rica em potássio, um mineral importante para evitar o inchaço.
  • Frutas cítricas: abacaxi, limão, laranja não apenas refrescam, como também, são ótimas opções para deixar a pele firme, longe das indesejadas celulites, porque são ricas em vitamina C.
  • Melancia: É composta maioritariamente por água, para evitar a desidratação. Além disso, a molécula (licopeno) que dá a cor vermelha à fruta, protege a pele contra os malefícios dos raios ultravioletas.
  • Pepino: Ótimo para hidratar e melhorar irritações causadas pela exposição solar. Aplique o vegetal na região afetada e deixe agir por alguns minutos.

Opte por alimentos sempre bem cozinhados/passados, sobretudo carne, peixe e ovos.

Faça as escolhas mais saudáveis e fique em forma e com saúde o ano inteiro.

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Fontes: Sapo LifeStyle; Saúde CUF