0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Vamos por partes:

Primeiro vamos partir do pressuposto que fez tudo direitinho: não esteve na praia nas horas de maior calor, entre as 12 e as 16 horas, colocou SEMPRE o protector solar que lhe foi indicado consoante o seu fototipo e que foi habituando a pele gradualmente ao sol. Se fez estes três pressupostos: parabéns!

Ter um bronzeado bonito não significa – mesmo ! – que tenha de sacrificar a pele. Antes pelo contrário, a pele com queimadura – vulgar “escaldão” – é uma pele frágil, agredida e que não bronzeia. Além da probabilidade de um dia um melanoma ou outro tipo de cancro de pele lhe bater à porta ser verdadeiramente elevada. Sim, elevada. Não leu mal.

O número de cancros de pele tem aumentado drasticamente em todo o mundo e em Portugal estima-se que ainda este ano sejam diagnosticados mais de 12.000 novos casos de cancros da pele, dos quais cerca de mil serão melanomas.

Agora que já percebemos que andar ao sol é uma coisa séria, vamos falar de como podemos manter este aspecto de férias por mais tempo:

Primeiro: hidratar. Muito. Colocar creme hidratante as vezes que forem necessárias. De preferência creme pós-solar. As fórmulas pós solares contêm elementos ricos em anti-oxidantes, são mais frescas e adequadas às necessidades da pele exposta ao sol, água salgada ou da piscina.

O banho, de preferência com água mais fria e usando um óleo ou gel de duche próprio para o sol. O óleo de duche não seca tanto a pele e já está a promover a sua hidratação.

Ter cuidado com a alimentação. Reforce a ingestão de água e de alimentos ricos em caroteno e vitamina C. A água melhora a elasticidade da pele, os outros dois têm um efeito anti-oxidante e ajudam a ter um tom de pele mais uniforme. Existem suplementos alimentares ricos em caroteno e Vitamina C que ajudam a manter e prolongar o bronzeado.

E para o fim deixamos o nosso truque: o autobronzeador. Os Autobronzeadores induzem uma oxidação da queratina, esta é a principal proteína da epiderme, conferindo-lhe um tom acastanhado e sem qualquer risco. Este tipo de produtos evoluíram muito nos últimos anos, têm formulas que dão uma cor natural à pele e são super práticos de aplicar.

Solários – nem pensar! Não trazem qualquer beneficio e está mais do que comprovado que o seu uso aumenta o risco de tumores cutâneos.

Conte connosco para o seu regresso de férias!