0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Vida social preenchida. O último mês do ano é assim. Cheio de eventos, de andar de um lado para o outro à procura do presente ideal, dos jantares até às tantas. E se escolhemos a roupa para cada uma das ocasiões, também devemos escolher como vai estar a nossa pele – da limpeza à maquilhagem.

E será que a sua pele está tão radiante no primeiro como no último? Se seguir os nossos conselhos achamos que sim.

Tudo começa aqui: limpeza

Muitos achamos que basta lavar com água e um sabonete. Pois, não. Uma pele bem limpa é o segredo de uma pele radiante. E é tanto importante fazê-lo de manhã como antes de ir dormir.

A nossa pele durante a noite produz um filme hidrolipídico resultado da sua renovação libertando secreções. De manhã, devemos limpá-la com uma loção ou gel e passar o rosto por água fria. A água fria ajuda não só a fechar os poros como aumentar a tonicidade.

Dica: distenda e contraia o rosto. Faça caretas ao espelho. Abra e feche bem a boca , cerre a mandíbula. Com isto, está a oxigenar as células e a promover a luminosidade do rosto.

À noite é completamente proibido dormir com maquilhagem! Remova todos os resíduos de maquilhagem, use um bom desmaquilhante de olhos aplicado num algodão. Passe sempre o algodão no sentido do nariz para as maças do rosto. As impurezas acumulam-se mais no canto dos olhos. Na restante parte do rosto use um cuidado de limpeza apropriado ao seu tipo de pele com água tépida.

Uma a duas vezes por semana é importante fazer um peeling, ligeiro só com um exfoliante físico, ou mais agressivo com um produto que inclua algumas moléculas como ácido salicílico ou ácido glicólico.

Passo número dois: cuidar

Devia ser assim todos os dias. De manhã dar energia à pele. A começar pelos olhos. Ninguém quer ir para um jantar com umas olheiras até aos pés. Por isso, deixamos um truque, escolha um produto anti-papos e olheiras e coloque-o de véspera no frigorífico. De manhã vai ver que o resultado é potenciado.

Aplique de seguida o seu creme de dia com protecção solar. Nesta altura do ano devemos privilegiar os cremes mais densos porque o frio tem tendência a secar mais a pele. Por outro lado, não necessita de colocar protector solar após o creme como deve fazer a partir da primavera. Um creme diário com protecção solar incorporada na formulação é suficiente.

Já conhece as fórmulas Flash? São fórmulas de efeito lifling imediato. Deve aplicá-las antes da maquilhagem nos dias de festa ou sempre que achar que a sua pele está mais cansada e enrugada.

À noite devemos privilegiar fórmulas mais leves, porque a pele vai entrar no ciclo de renovação. A seguir a uma festa em que estivemos até às tantas e por vezes bebemos mais álcool que devíamos ou estivemos mais expostos ao fumo ou a partículas que andam no ar, a pele precisa de mais atenção e conforto. Aplique uma máscara de hidratação e retire o excesso com um algodão limpo.

Antes de entrar na festa

Primeiro, convém ter o hábito de ter sempre consigo uma pequena bolsa com os SOS lá dentro.

1º SOS: creme antiolheiras. Aplique um pouco e esbata com o dedo anelar.

2º SOS: corrector para pequenas imperfeições (borbulhas, manchas ou vermelhidão)

3º SOS: blush e pó fixador. Aplicar o blush nas maças do rosto e depois o pó

4º SOS: água termal. Pode ter uma em cada sítio onde anda regularmente. Em casa, no escritório e uma pequenina na carteira. Nunca é demais. Aplicar para fixar a maquilhagem e dar frescura ao rosto

5º SOS: baton. Mesmo que não esteja maquilhada, um baton suave dá vida ao seu rosto.

Quando sair da festa

Beber muita água. Sempre. É fundamental para uma pele bonita e saudável, além de que vai ajudar o seu organismo a eliminar toxinas.

Um aconselhamento personalizado dos produtos que deve aplicar no rosto é importante. A nossa equipa de farmacêuticos e conselheiras de dermocosmética está sempre disponível para si.

Veja aqui alguns dos produtos que gostamos mais.

Artigo escrito por Vera Torégão Costa Santos – Farmacêutica e Directora Técnica da Farmácia Prates e Mota