0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Sair de casa com um bebé, principalmente se ele for recém-nascido e primeiro filho, pode ser uma aventura.

Há uma coisa que tem que ter sempre presente: não complique… nem faça grandes pbebe portátillanos. Às vezes as coisas não correm mesmo como estávamos à espera e temos que fazer um plano B.

Outra que tem sempre de existir: segurança no transporte.

Seja qual for o meio de locomoção (marsúpio, cadeirinha automóvel, alcofa,…), certifique-se que o modelo segue as regras de segurança exigidas pela União Europeia. Uma dica de segurança: as cadeirinhas de automóvel em segunda-mão podem já ter sofrido acidentes e não funcionar correctamente.

A primeira vez que um bebé sai de casa depende muito da opinião do pediatra. Há os que não colocam restrições e outros que só aconselham ao final do primeiro mês de vida.

Seja qual for o caso, o vento será o primeiro inimigo dos bebés no exterior. Isto porque arrefecem rapidamente. Como ainda não conseguem manter a temperatura corporal, o resultado pode ser desastroso.

Quanto à indumentária do passeio: não leve o bebé nem demasiado agasalhado nem muito despido. Impera o bom-senso!

Os nossos conselhos do que deve levar para sair de casa com um bebé (sem parecer que vai com a mala de fim-de-semana):

  • 1 muda de roupa (nunca se sabe se bolsa ou há um xixi ou cocó em quantidades industriais  não-absorvíveis-pela-fralda),
  • 1 fralda de pano,
  • 1 brinquedo ou distracção (por exemplo o do-do),
  • 1 manta pequena,
  • 1 chapéu ou gorro (consoante a estação),
  • 3 fraldas (é sempre bom mudar a fralda antes de sair de casa),
  • toalhetes de limpeza,
  • acessórios de alimentação.bebé acessórios (1)

No caso de estar a dar de mamar tudo se torna mais simples. Basta a mãe que o caso está resolvido. Procure um local reservado, confortável e sossegado. Se estiver numa loja ou restaurante peça para ir para uma zona mais privada. Coloque uma fralda de pano sobre o bebé e o seu ombro, sem estar demasiado perto da cara dele. Nunca se esqueça de levar um par de discos absorventes a mais.

No caso da alimentação ser a leite de fórmula terá que levar mais coisas:

  • 1 biberão,
  • Doseador com leite em pó.

Para preparar o biberão junta-se primeiro a água e depois o leite.

Peça para num café ou restaurante lhe aquecerem a água e prepare o biberão, seguindo sempre a mesma regra: para cada 30ml de água deve adicionar uma medida rasa de pó. Deixe sempre arrefecer a água até ficar morna, pois alguns leites perdem as suas propriedades se preparados em água muito quente.bebé acessórios (2)

Para dissolver, tape o biberão e faça movimentos rotativos sem agitar o leite, até obter uma solução homogénea.

Verifique a temperatura deitando umas gotas de leite no seu pulso. Se estiver muito quente passe o biberão por água fria até estar à temperatura ideal. O leite deve estar à temperatura corporal ou mais frio.

No caso do bebé já comer sólidos é tudo mais fácil. Existem imensas opções de conjuntos de alimentação, práticos que levam a comida quente  e têm talhares. Muito práticos.bebé acessórios (3)

Não se esqueça de levar sempre um pequeno petisco para o caso de haver um contra-tempo (pão, fruta, …) e água.

*2=3 nos produtos Uriage (excepto promocionais) e 20% desconto nas marcas Avent e Suavinex. Promoções válidas até 29 de Fevereiro. Limitado ao stock existente.

Artigo escrito por Vera Torégão S. da Costa Santos – Farmacêutica