0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Prepare-o antes. Se está a preparar umas férias na neve, deixamos alguns conselhos.

  1. Faça um check-up à sua condição física. Os desportos de Inverno, como ski ou snowboard, envolvem um grande esforço físico. Saiba como está a sua capacidade cardio-vascular. Se não pratica desporto com regularidade, deve iniciá-lo um mês antes de partir, reforçando a especialmente o trabalho a nível dos membros inferiores.
  2. Antes e depois da actividade física faça um bom aquecimento muscular e alongamentos. As lesões a nível das articulações são muito frequentes. Proteja-se. Utilize protectores para os punhos, cabeça, bacia, costas e joelhos, especialmente na prática de snowboard.
  3. Cuidado com as queimaduras. O sol reflecte na neve e … queima mesmo. Aplique um protector solar com filtros solares elevados em todas as zonas expostas. Não se esqueça dos lábios. Os olhos devem estar protegidos com óculos de sol com filtros de protecção 100% UV.
  4. Beba muitos líquidos. Hidrate-se de hora a hora. Opte por bebidas quentes como o chá. Embora esteja frio, com a actividade corporal a perda de líquidos pelo organismo aumenta. A sua reposição frequente é fundamental. O álcool afecta a consciência e a resistência ao frio, para além de alterar a sua percepção, coordenação e tempo de reacção. Por isso, tome moderação na ingestão de bebidas alcoólicas.
  5. Coma com regularidade e de preferência alimentos ricos em hidratos de carbono, como massas e pão. O desgaste energético nos desportos de Inverno é enorme, não só devido ao aumento da actividade como devido à necessidade que o organismo tem de manter a temperatura corporal.
  6. Esteja bem quentinh@. Não se esqueça das luvas, de umas meias bem quentes adequadas a desportos na neve, calçado quente e impermeável, roupa quente e de preferência transpirável, um casaco impermeável, com isolamento térmico e que corte o vento.
  7. Não se esqueça de levar os seus medicamentos habituais bem como os mais indicados para determinadas situações inesperadas, como dores musculares. Consulte os nossos farmacêuticos sobre quais os indicados para si. Se faz medicação crónica utilize o nosso serviço de Preparação de Medicação Individualizada. Pode solicitá-lo aqui.
  8. Veja todos os produtos de saúde que não podem faltar na sua mala de férias.

Veja aqui alguns produtos de saúde que recomendamos. Para saber quais os medicamentos certos para si e para a sua família que não podem faltar na mala de viagem, peço o aconselhamento personalizado dos nossos farmacêuticos.

Artigo escrito por Vera Torégão Costa Santos – Farmacêutica e Directora Técnica da Farmácia Prates e Mota