0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

muda fralda 3muda fralda 2muda fralda 1A muda da fralda é um hábito rotineiro na vida de um bebé, mas tem o seu preceito.

Vejamos:

 1º Deite o bebé de barriga para cima num sítio seguro, à altura da sua cintura para poupar as suas costas.

Abra a fralda para trás. Retire o excedente do cocó com a ponta da fralda, no caso de existir.

No caso do bebé ter cocó convém mesmo ser lavado com água morna corrente e um pouco do produto de limpeza utilizado no banho. Limpe da frente para trás em direcção ao rabinho, não esquecendo todas as preguinhas.

muda fralda 5muda fralda 4 Seque sem esfregar com uma toalha suave e coloque a pomada para a muda fralda em camada fina em toda a zona genital externa, pregas e rabinho.

 Coloque uma fralda limpa sem apertar demasiado. Uma maneira de saber se está muito apertada é colocar o seu dedo entre a fralda e a pele do bebé. Se couber perfeitamente está correcta.

 

 

As meninas

Siga o passo 1 e 2.

Utilize uma compressa não tecido embebida em água ou creme de limpeza sem enxaguar. Limpe num movimento único da frente para trás, de maneira a não contaminar a uretra com resíduos fecais.

Limpe a zona vulvar com cuidado, tendo atenção redobrada à zona entre os grandes e os pequenos lábios. Sempre com movimentos da frente para trás. (Se necessário hidrate esta zona com vaselina esterilizada. Após a secagem).

Levante as pernas da bebé pelos tornezelos com uma mão e com a outra e limpe o rabo.

Siga os passos 4 e 5.Muda Fralda 1

Os meninos

Siga o passo 1 e 2.

Utilize uma compressa não tecido embebida em água ou creme de limpeza sem enxaguar. Limpe o pénis, de cima para baixo, os testículos e as bolsas escrotais. Não friccione.

Levante as pernas da bebé pelos tornezelos com uma mão e com a outra e limpe o rabo. Siga os passos 4 e 5.

Muda fralda 2Aproveita hora da muda da fralda para estreitar o contacto com o seu bebé, fazendo-lhe carícias e brincando com ele.

Não se esqueça que ao retirar a roupa ao bebé na muda da fralda este pode sentir frio. Uma das reacções pode ser…fazer xixi. Por isso, previna-se. Nos meninos, cubra o pénis com um algodão para evitar surpresas.

As fraldas Libero foram concebidas para os primeiros meses da vida, com uma referência desenhada especificamente para bebés prematuros e com recorte na zona umbilical.

Existem opiniões diversas quanto à aplicação de um creme a cada muda da fralda. No entanto, aos primeiros sinais de vermelhidão/assadura deve ser sempre usado. Um creme emoliente com antimicótico é o indicado quanto já existem sinais de infecção fúngica, nomeadamente pele muito vermelha com borbulhas.

Nunca se afaste do seu bebé durante a muda da fralda, pois a queda pode acontecer a qualquer momento.

Aconselhe-se com as nossas farmacêuticas sobre os cuidados  a ter com o seu bebé.

Todos os produtos estão disponíveis na Farmácia da Luz e Prates e Mota.

Artigo escrito por Vera Torégão S. Costa Santos – Farmacêutica