0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

frieirasAs frieiras resultam de uma reacção anormal do organismo ao frio.

Quando a pele está exposta ao frio, os vasos sanguíneos contraem e a circulação sanguínea diminui, dificultando a irrigação das extremidades do corpo. Depois do contacto com o calor,

dá-se um aumento do aporte de sangue às extremidades, mas que não é acompanhado pela dilatação dos vasos sanguíneos como deveria. Isto faz com que o sangue extravase dos vasos para a pele, causando uma inflamação, ou seja uma frieira.

As pessoas mais sensíveis são os mais idosos e também o sexo feminino, especialmente se sofrem de problemas circulatórios ou se já existem antecedentes familiares. Pessoas que trabalham ao ar livre também são mais propensas a sofrer de frieiras.

As zonas do corpo mais susceptíveis são, como já foi dito, as extremidades como os dedos das mãos e dos pés, o nariz e as orelhas.

As frieiras começam por se manifestar por uma grande comichão ou sensação de queimadura.

Depois vem a dor e o inchaço. A pele fica vermelha e por vezes azul-escura. Quando pressionada forma manchas brancas.

Apesar de as frieiras serem passageiras ( quando as temperaturas exteriores aumentam desaparecem) podem persistir durante os meses mais frios, criando feridas que podem infectar.

A melhor maneira de não ter frieiras este Inverno é preveni-las. Isso passa por proteger as zonas do corpo mais expostas, nomeadamente usado luvas, meias de lã e sapatos quentes e confortáveis, gorro e cachecol. Vista várias camadas de roupa confortáveis do que apenas uma grossa.

Agasalhe-se bem quando saí à rua e, quando entra em sítios mais quentes tire os agasalhos para o organismo se ir ambientando à temperatura. Evite mudanças bruscas de temperatura.

A pior coisa que pode fazer é colocar uma zona com frieira em contacto com superfícies muito quentes. Por isso, não use o calor directo de água quente ou aquecedores, só vai agravar os sintomas.

Existem determinados medicamentos que não precisam de prescrição médica e determinados cremes para aplicar directamente na pele que podem prevenir e melhorar as frieiras.

Aconselhe-se com os nossos farmacêuticos.