0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Imagine um mundo sem música, sem vozes, sem o som dos pássaros ou do mar.
Cerca de 5% da população mundial, 466 milhões de pessoas, vive com deficiência auditiva incapacitante. Mas a maioria, habituada a ouvir, nem sempre valoriza este órgão tão sofisticado e ao mesmo tempo extremamente sensível.
O Dia Mundial da Audição é celebrado a 3 de março, e recorda-nos que os cuidados com a saúde auditiva e que a intervenção atempada podem evitar a perda de capacidade auditiva e de qualidade de vida. A higiene dos ouvidos é o primeiro passo para prevenir complicações.
O cerúmen é o nome que os especialistas dão à cera que sentimos no ouvido. Trata- se de uma substância natural, produzida por glândulas presentes na pele do canal auditivo exterior. Tem funções de limpeza, lubrificação e proteção do ouvido. Quando há cera visível do lado de fora do ouvido, é sinal que o corpo está a funcionar bem e está a eliminar a cera mais antiga.
O excesso de cera nos ouvidos pode ser uma das primeiras causas de audição deficiente, em especial na população idosa. Ouvir mal, por oclusão do canal auditivo pode causar uma série de problemas, desde zumbidos, défice na memória, dificuldades de concentração e até perturbações nas relações familiares, profissionais e sociais.
Muitas vezes, na tentativa de limpar o ouvido, pode acontecer empurrar essa cera para dentro, e desse forma contribuir para a sua acumulação no interior. O excesso de cera pode resultar também da existência de um canal estreito ou tortuoso, que dificulta a saída natural da cera. Existem várias opções de limpeza, como a remoção manual ou lavagem auricular. Deve aconselhar-se com um profissional de saúde, pois são procedimentos que devem ser executados por especialistas.

No dia-a-dia, para manter a higiene dos ouvidos, as regras são simples:
👂🏾  Tire apenas o excesso de cera. Use uma toalha húmida ou lenço humedecido.
👂🏾  Utilize os cotonetes somente para limpar atrás da orelha ou para remover a cera visível na zona externa do ouvido.
👂🏾  Não coloque objetos no canal auditivo
👂🏾  Use tampões para os ouvidos ou toucas apropriadas quando vai nadar
👂🏾  Seque bem os ouvidos após nadar ou tomar banho
👂🏾  Para libertar algum resíduo de água, incline a cabeça e mantenha a orelha virada para baixo, para que a água escorra do canal auditivo

Fontes:
https://news.un.org/pt/tags/dia-mundial-da-audicao
https://life.dn.pt/saude/os-perigos-do-excesso-de-cera-nos-ouvidos/