0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Já pensou se o ano começasse em setembro em vez de ser em janeiro?

Na verdade, para as milhares de crianças, adolescentes e jovens adultos que regressam à escola e à vida académica o ano começa agora. E se calhar para a maioria dos adultos que fez no verão uma pausa mais prolongada também.

É tempo de regresso. E o regresso normalmente significa voltar às rotinas e deixar para trás dias de sol, praia, convívio com os amigos.

As nossas dicas para um regresso em grande:

Seja optimista. Os primeiros dias são os que custam mais. Todos preferíamos estar a caminho de mais um mergulho do que na fila de trânsito. Não desmoralize e não valorize isso. Aproveite para ouvir música no carro ou o seu programa de rádio preferido, conversar ou planear o dia.

Tenha bons hábitos de sono. Deite-se sempre à mesma hora. Tenha a temperatura do quarto a cerca de 21ºC. Não veja televisão na cama. Faça uma refeição ligeira ao jantar e espere pelo menos 2 horas até ir dormir. Não faça exercício físico ao final do dia. Não esteja em frente ao ecrã do computador à noite.

Crie algo novo. É normal sentir cansaço, irritabilidade e até depressão. Parece ridículo porque acabou de vir de férias, certo? Mas é verdade. Chama-se Síndrome Pós-férias. Para o evitar comece um novo hobbie, um novo desporto, faça uma lista de objetivos pessoais e profissionais que gostava que fossem cumpridos e foque-se neles. Por vezes, um bom suplemento vitamínico adequado pode ajudar, peça o nosso aconselhamento farmacêutico.

Organize o espaço onde trabalha. Por vezes, menos é mais. Simplifique a secretária ou posto de trabalho. Retire as distrações. Coloque a sua foto preferida das férias como fundo do ecrã do computador.

Seja mais “verde”. Invista em refeições com mais fruta, legumes, ande mais a pé e menos de transportes poluidores.

Comece o dia com calma. Deixe tudo preparado de véspera. A roupa para vestir, as lancheiras dos miúdos (e a sua), tenha tempo para se espreguiçar e tomar um bom pequeno-almoço em casa. Começar o dia a correr e em stress é meio caminho andado para não ter um dia produtivo.

Encare o regresso com alegria e como um novo recomeço. Se pensar que tudo é mau, não vai correr bem de certeza.