0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A resposta é: sim!

Com o tempo o nosso cabelo fica mais fino, menos denso, tende a perder a cor e fica mais frágil. E isso deve-se a vários factores:

  • diminuição do metabolismo – partir dos 30 anos o nosso metabolismo começa a desacelerar, favorecendo a diminuição da densidade capilar nas mulheres e a perda de cabelos nos homens. A culpa é da perda de elastina e de colagéneo, duas proteínas que começam a ser produzidas em menor quantidade. Também a melanina, responsável pela pigmentação do cabelo, é produzida em menor quantidade pelos melanócitos dando origem aos famosos cabelos brancos.
  • alterações hormonais – associadas à menopausa afectam a qualidade da queratina capilar , proteína fibrosa que dá elasticidade. Por isso o cabelo torna-se mais porosos e quebradiços.
  • diminuição da actividade das glândulas sebáceas – o cabelo torna-se mais seco, especialmente nas pontas, parte mais facilmente e torna-se menos maleável
  • diminuição da microcirculação no bulbo capilar – com a raiz do cabelo menos alimentada, o cabelo nasce mais fino.
  • exposição à poluição, tratamentos capilares, exposição solar e a produtos químicos – fragilizam o couro cabeludo e assim os fios de cabelo nascem menos saudáveis.

Como manter um cabelo saudável ao longo dos anos e mesmo depois da menopausa?

A solução não é única e convém ter uma certa disciplina.

  • Primeiro rever a alimentação. Uma alimentação rica em vitaminas diversificadas, com uma boa base proteica é fundamental. Se não for suficiente poderá recorrer em algumas fases do ano a suplementos vitamínicos (fazer no mínimo 3 meses). Os nossos farmacêuticos sabem qual o mais indicado o seu cabelo.
  • Evitar tratamentos muito agressivos bem como as placas de alisamento.
  • Cortar o cabelo. Um bom corte de cabelo além de nos dar um ar mais jovem, retira também as pontas danificadas .
  • Utilizar os produtos certos, com os nutrientes certos e sem formulas agressivas o ano inteiro para a higiene e tratamento do cabelo.

E agora uma curiosidade.

Sabia que não existem cabelos cinzentos? A partir dos 40 anos, a produção de melanina diminui de forma irreversível. Os cabelos começam a perder a sua cor original. Mas isto não acontece em todos os cabelos ao mesmo tempo. Por isso, uns ficam brancos e outros não, parecendo que estão cinzentos devido à mistura entre ambos.