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Tirar melhor rendimento do treino, evitar lesões, melhorar a recuperação

A atividade física é muito importante para manter um estilo de vida saudável. Fazer exercício com regularidade previne o desenvolvimento de várias doenças, tais como obesidade, diabetes e hipertensão. Apresenta ainda múltiplos efeitos benéficos a nível do sistema nervoso, respiratório e músculo-esquelético. Reduz o stress, promove o bem-estar e aumenta as defesas do nosso organismo. A sua prática é, por isso, fundamental.
Mas a prática do exercício físico sem uma alimentação adequada pode apresentar efeitos exatamente ao contrário. Assim, comer corretamente antes de uma sessão de desporto é essencial.

O que comer antes de fazer desporto

Antes de fazer desporto é o momento ideal para fornecer energia ao nosso organismo.
Por isso, a refeição que antecede à atividade física deve ser rica em hidratos de carbono complexos e simples, o que permite fornecer gradualmente glicose aos músculos, mas, também, ter as reservas energéticas preenchidas no momento do exercício. Pão integral, cereais de pequeno-almoço, iogurte, leite e fruto ou uma barrita de cereais são boas opções.
Mas não coma e vá logo fazer exercício! O tempo de espera para fazer exercício após a refeição varia entre uma a três horas, conforme o que foi ingerido, se fez uma refeição mais ligeira ou mais completa. Porque o nosso corpo necessita de assimilar os elementos nutritivos antes de ser colocado à prova.

O que comer depois de fazer desporto

Após a prática do exercício físico é importante repor os líquidos perdidos e fornecer ao organismo energia e materiais para a recuperação e reconstrução muscular.
A ingestão de hidratos de carbono simples e proteínas deve ser realizada no período aproximado de 30 minutos que se seguem ao exercício, momento em que o organismo se encontra mais recetivo aos nutrientes e a sua absorção é maior. Isso vai permitir uma recuperação mais rápida e mais eficaz do exercício físico realizado.
Cerca de uma a duas horas após o exercício deve fazer uma refeição completa, que além de incluir hidratos de carbono simples e complexos, deve fornecer proteínas, gordura, fibra, vitaminas e minerais, contribuindo para a satisfação das necessidades energéticas e nutricionais do organismo. Deve evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína.

Mantenha-se hidratado!
A hidratação é um fator igualmente importante. Uma hidratação adequada inicia-se logo antes do momento do exercício. Durante a prática do desporto deve ingerir pequenas quantidades de água, e se o treino for longo ingira uma bebida desportiva, que vai equilibrar as perdas de eletrólitos provocadas pela transpiração e dar-lhe energia. E após o treino deve-se manter hidratado.

Fontes: Fundação Portuguesa de Cardiologia; Saúde CUF