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A celulite é um problema que afeta a grande maioria das mulheres. Apesar de não se tratar de uma doença, o conhecido efeito “casca de laranja” é inestético, afetando a autoimagem feminina. A celulite está também presente nos corpos magros, e afeta cerca de 95% das mulheres.

O que é a celulite?
A celulite consiste na deposição de gordura sob a pele, dando-lhe um aspeto irregular, ondulado, e resulta da acumulação de gordura nas camadas mais profundas da pele, onde as ‘células gordas’ se encontram limitadas e comprimidas por fibra de colagénio.
Tende a ser mais evidente nas nádegas e coxas e, de um modo geral, ocorre depois da puberdade, pois deve-se principalmente a alterações hormonais. É mais comum em áreas onde se formam depósitos de gordura e resulta de uma distribuição irregular dessa gordura sob a superfície da pele.

Causas da celulite
As causas da celulite não estão completamente estudadas, mas a ciência demonstrou já que a herança genética tem um peso importante. Existem, também, alguns fatores que aumentam a propensão para o problema e que podem ser herdados, nomeadamente relacionados com a produção de hormonas, o tipo constitucional e até hábitos alimentares. No entanto, isso não significa que a pessoa vai obrigatoriamente desenvolver celulite. Existe outros fatores de risco envolvidos, como:
 Alterações hormonais, nomeadamente os desequilíbrios hormonais frequentes na puberdade e na menopausa e as que possam resultar do uso de contracetivos orais;
 Desequilíbrios alimentares;
 Consumo elevado de refrigerantes ricos em açúcar (que favorecem a acumulação de gordura) e em sódio (que aumenta a retenção de líquidos);
 Sedentarismo;
 Tabagismo;
 Stresse;
 Uso de roupa muito apertada.

Uma alimentação rica em açúcar e gorduras é um dos factores para o desenvolvimento de celulite

Como tratar a celulite
Pode tratar a celulite de várias maneiras, desde tratamentos estéticos, ajudando também com a alimentação, através dos seguintes alimentos que devem ser consumidos regularmente:
 Água, para ajudar a drenar;
 Chás que acelerem o metabolismo e que promovam a boa circulação;
 Verduras como alface, rúcula, pepino;
 Legumes como brócolos, espinafres, feijão-verde;
 Salmão e sardinha, ricos em antioxidantes que ajudam a fortalecer as fibras da pele;
 Sementes de girassol, ricas em vitamina B6, excelentes para combater os nódulos da celulite;
 Frutos vermelhos, ricos em antioxidantes e estimulam a produção de colagénio;
 Outros alimentos: banana, cenoura, cebola, couve-flor, gengibre, citrinos, ananás, abacate, maçã e melão.

Além do cuidado que deve ter com a alimentação e exercício físico deve também
apostar em produtos, à venda nas farmácias, que ajudam no combate à celulite.

Fontes: Saúde CUF; Advance Care; Saber Viver