Separar a Tristeza da Depressão

Todos nós experimentamos ao longo da vida sentimentos de tristeza por diversos motivos. Estes sentimentos duram alguns dias e tendem a passar. Ao contrário do que acontece na depressão. A depressão caracteriza-se por sentimento de profunda tristeza que dura semanas, meses ou mesmo anos, se não for tratada. No desenrolar destes sentimentos, junta-se um desinteresse pelas atividades do dia-a-dia, a pessoa tem tendência a sentir-se incapaz ou inútil.
 

Outros sinais de alerta:
 

  • Distúrbios do sono como dificuldade em adormecer ou despertares noturnos. Por vezes as pessoas deprimidas dormem demasiado também.
  • Alterações no apetite, ganhando ou perdendo peso.
  • Falta de energia constante e de motivação. Sentimento de cansaço permanente.
  • Dificuldade em tomar decisões e em se concentrar.
  • Propensão para abuso de substância aditivas como álcool, tabaco ou drogas mais duras.
  • Negligência pelo aspecto físico e pela higiene pessoal, podendo o mesmo se passar em relação aos filhos ou outras pessoas próximas ou animais de estimação.
  • Pensamentos sobre a morte ou suicidas.
  • Dores de cabeça persistentes e/ou alterações gastrointestinais.
     

Os sinais vão-se gradualmente desenvolvendo ao longo dos dias, sendo que para ser diagnosticada, os sintomas têm que persistir pelo menos durante duas semanas.
 

Há que ter bem presente que estes sinais de modo algum demonstram fraqueza ou falta de carácter forte da pessoa em questão. Antes pelo contrário: muitas das pessoas deprimidas conseguem apenas subtilmente demonstrar manifestações da doença, mergulhando numa dor interior profunda. Este mundo de pensamentos negativos, em que a vida se torna numa paleta monocórdica de cores variando entre o preto e o branco, pode levar ao agravamento dos sintomas, tornando a vivência do dia-a-dia extremamente dolorosa. É por isso importante pedir ajuda.
 

A depressão pode ter várias causas. Causas directas como por exemplo alterações na tiróide, ou causas indirectas, como a toma de determinados medicamentos, alterações hormonais ou a vivência de determinados episódios marcantes e angustiantes. O tratamento depende de vários factores como a gravidade do estado clínico ou a prevalência de outras doenças. Este pode incluir fototerapia, psicoterapia, medicação, entre outras.
 

Se conhece alguém com sinais de depressão, não a julgue. Ajude-a. 
 

Deixamos alguns contactos que podem ser úteis:
 

Centro SOS Voz Amiga – 21 354 45 45 ou 91 280 26 69 ou 96 352 46 60 (todos os dias, das 16h às 24h)
Ajuda na solidão, ansiedade, depressão e risco de suicídio
www.sosvozamiga.org 
 

Telefone da Amizade – 228 323 535
Apoio em situações de crise pessoal e suicídio (das 16h às 23h)
 

SOS Estudante – 96 955 45 45 ou 808 200 204 (das 20h à 1h, chamada local)
Apoio emocional e prevenção do suicídio

Partilhe: