Poderá fazer a sua vacinação de 2023 contra a Gripe e/ou contra a Covid nas nossas farmácias. Aceda aqui aos links para agendamento na Farmácia da Luz e na Farmácia Prates e Mota e consulte também informação relativa a Dúvidas Frequentes.
Poderá também o seu agendamento através dos nossos contactos habituais.
Se tem 60 ou mais anos de idade
Segundo a norma da DGS publicada dia 13/09/2023, podem ser vacinadas contra a COVID-19, na farmácia, todas as pessoas com 60 ou mais anos de idade que tenham sido já vacinadas anteriormente com uma vacina de tecnologia mRNA Comirnaty® ou Spikevax® (comercializada por Moderna) e não tenham tido reação de hipersensibilidade ou reações adversas graves após vacinação anterior. Todas as pessoas com 60 ou mais anos de idade podem também ser vacinadas contra o vírus da gripe.
Nestes casos não é necessário apresentar qualquer prescrição médica, sendo as vacinas totalmente comparticipadas assim como a sua administração.
Se tem menos de 60 anos
No caso da vacina da gripe pode ser vacinado se apresentar prescrição médica, sendo a vacina comparticipada. A administração da vacina não é comparticipada neste caso.
No caso da vacina contra a Covid-19, só serão vacinadas pessoas com patologias de risco elegíveis, descritas na Norma 005/2023 da DGS. Caso estas pessoas sejam seguidas no SNS, receberão uma convocatória para a administração da vacina. Caso não sejam seguidas pelo SNS, o médico assistente deverá emitir eletronicamente uma declaração através da Plataforma de Prescrição Electrónica de Medicamentos dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
A vacina da gripe pode ser coadministrada com a vacina contra a Covid-19. Todas as outras vacinas devem respeitar um intervalo de 14 dias para administração depois de administrada a vacina contra Covid-19.
Pode fazer o seu agendamento através dos nossos contactos telefónicos, por email ou dirigindo-se à farmácia. Pode ainda usar a plataforma de agendamentos, através do links disponibilizados neste artigo.
Sim. Se apresentar sintomas de infecção respiratória e/ou se sintomas de infecção com SARSCoV-2, não será vacinado nem deverá dirigir-se a qualquer ponto de vacinação de acordo com as normas da DGS. No caso de verificar que está mesmo infectado/a com SARSCoV-2, só após a recuperação é que poderá ser vacinado/a.
Não. O nosso organismo tem de criar anticorpos para criar imunidade e isso demora algum tempo. Para a gripe são necessárias cerca de 3 semanas e 2 semanas para a Covid-19.
A altura do ano ideal é entre final de Outubro e início de Novembro para a gripe e para a Covid-19 seis meses após a última administração.
Sim. Os registos das administrações das vacinas da gripe e da Covid na farmácia vão ficar registados no boletim de vacinas, ficando este atualizado automaticamente.
Deve trazer o seu cartão de cidadão ou bilhete de identidade.