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Férias na neve? Claro que sim, mas com saúde!
Além do contacto com a natureza, a diversão com os amigos ou família, a
neve oferece a oportunidade para praticar exercício físico, respirar o ar puro da montanha e recarregar energias. Mas há cuidados que deve ter e
medidas para prevenir os riscos.

Antes de viajar

Prepare o corpo para o esforço cardiovascular, respiratório e carga sobre
as articulações. Se desconhece a sua condição física atual, faça um check-
up. Além do esforço físico que envolvem o ski e snowboard, a altitude vai
exigir mais dos seus sistemas circulatório e respiratório. Os músculos e
articulações, em especial dos membros inferiores, também vão sentir o
desafio. Se não pratica desporto regulamente, comece a treinar, pelo
menos, um mês antes. Vai sentir-se mais resistente e desfrutar em pleno de
todas as atividades!
Indispensável levar os seus medicamentos, em especial se viver com
alguma doença crónica. Consideres situações inesperadas, como dores
musculares, contraturas ou frieiras. Visite-nos na farmácia. Podemos ajudá-
lo a identificar o que é mais indicado para si.
Vestuário à prova de frio para manter a temperatura corporal. É
importante valorizar a proteção das extremidades: pés, mãos, orelhas e
nariz. Luvas, gorro, meias e calçado adequados para a neve são
essenciais. Leve roupa quente, transpirável. Vista-se por camadas, com
peças exteriores impermeáveis. Não esqueça o casaco com isolamento
térmico e que corte o vento.

Na estância de neve

Comece com o aquecimento muscular, antes iniciar a atividade física. As
lesões a nível das articulações são mais frequentes do que imagina.
Reduza o impacto de eventuais quedas com protetores para os punhos,
cabeça, bacia, costas e joelhos. A saúde e segurança estão em primeiro
lugar. Mantenha-se sempre perto do seu grupo.
Proteja a pele das queimaduras solares. A radiação ultravioleta é
superior em altitude e o seu efeito aumenta ao ser refletida pela neve.
Aplique um protetor solar com filtros elevados em todas as zonas expostas,
várias vezes ao longo do dia. Não se esqueça dos lábios e as orelhas. Para
os olhos, óculos de sol.
Mantenha-se hidratado. A atividade física causa perda de líquidos
corporais, mesmo no frio. Antes, durante e depois da atividade, beba água
com frequência ou bebidas quentes como o chá.
Alimente-se para tirar o máximo partido dos desportos na neve. Com o
consumo de energia a subir, não só por causa da atividade física, como
para manter a temperatura corporal, importa dar preferência a alimentos ricos em fontes de energia e proteínas, como massa, pão, cereais, ovos e
peixe. Poderá complementar a alimentação com suplementos nutricionais.
Fale connosco!