0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No mundo, mais de 6 milhões de pessoas vivem com Doença de Parkinson. Ainda não existe cura e à medida que a doença progride, os sintomas agravam-se. Movimentos mais lentos, tremores e rigidez muscular e são os principais. Mas não só. As pessoas afetadas por desequilíbrio neurológico, problemas de equilíbrio, marcha arrastada, perturbações do sono, depressão, e até alteração da caligrafia, com a letra mais pequena e tremida. Os sintomas podem surgir isoladamente ou combinados.
Sinais e sintomas de alerta
 Lentidão e dificuldade em iniciar os movimentos
 Tremores nos membros, envolvendo a cabeça, garganta, cara e maxilares
 Rigidez muscular que aumenta durante o movimento
 Perda de movimentos automáticos, como piscar os olhos e expressões faciais
 Postura instável, frequentemente misturada com rigidez muscular
 Alterações da fala, com tom de voz mais baixo e discurso sem inflexões
O acontece para surgir a Doença de Parkinson
A Doença de Parkinson resulta de uma alteração neurológica, degenerativa e progressiva. Acontece quando os neurónios, da região do cérebro denominada por substância negra, ficam comprometidas ou morrem. Estas células são responsáveis pela produção de dopamina, a substância química que facilita a coordenação dos músculos corporais e do movimento. Pode surgir em qualquer idade, no entanto é raro aparecer antes dos 30.

A Doença de Parkinson é uma demência?
Não. Dá-se o nome demência aos sintomas de um vasto grupo de doenças que provocam o declínio progressivo do funcionamento da pessoa. Genericamente, é usado para descrever a perda de memória, redução da capacidade intelectual, do raciocínio, competências sociais e alterações emocionais.

Demência e Doença de Parkinson
Nem todas as pessoas com Doença de Parkinson apresentam demência. No entanto, esta atinge cerca um terço das pessoas com Parkinson. Surge frequentemente numa fase avançada da Doença de Parkinson ou nas pessoas que desenvolvem Parkinson em idade tardia.

Fontes:
http://alzheimerportugal.org/pt/text-0-9-39-41-doenca-de-parkinson-e-demencia

https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/fotos/8-sinais-de-alerta-da-doenca-de-parkinson#&gid=1&pid=1