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Se está a pensar passar uns dias em actividades na neve tome nota do que não deve deixar de fazer e de levar.

1. Faça um check-up à sua condição física. Os desportos de Inverno, como ski ou snowboard, envolvem um grande esforço físico. Saiba como está a sua capacidade cardio-vascular. Se não pratica desporto com regularidade, deve iniciá-lo um mês antes de partir, reforçando especialmente o trabalho a nível dos membros inferiores.

2. Antes de começar a actividade faça um bom aquecimento muscular. As lesões a nível das articulações são muito frequentes. Proteja-se. Utilize protectores para os punhos, cabeça, bacia, costas e joelhos, especialmente na prática de snowboard.

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3. Cuidado com as queimaduras. O sol reflecte na neve e…queima mesmo. Aplique um protector solar com filtros solares elevados em todas as zonas expostas. Não se esqueça dos lábios. Os olhos devem estar protegidos com óculos de sol.Neve (2)

4. Esteja bem quentinh@. Não se esqueça das luvas, de umas meias bem quentes adequadas a desportos na neve, calçado quente e impermeável, roupa quente e de preferência transpirável, um casaco impermeável, com isolamento térmico e que corte o vento.

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5. Beba muitos líquidos. Hidrate-se de hora a hora. Opte por bebidas quentes como o chá. Embora esteja frio, com a actividade corporal a perda de líquidos pelo organismo aumenta. A sua reposição frequente é fundamental.

6. Coma com regularidade e de preferência alimentos ricos em hidratos de carbono, como massas e pão. O desgaste energético nos desportos de Inverno é enorme, não só devido ao aumento da actividade como devido à necessidade que o organismo tem de manter a temperatura corporal.

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7. Existem alguns medicamentos (para além da medicação habitual que eventualmente faz) que não se deve esquecer de ter por perto, como por exemplo um anti-inflamatório de uso tópico e oral e um analgésico. Peça o nosso aconselhamento farmacêutico de quais são os mais indicados no seu caso.

Artigo escrito por Vera Torégão S. Costa Santos –Farmacêutica.

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